Todos querem ter a vida eterna e acredito que todos a terão. No entanto, com destinos diferentes. Aqueles que em ato continuo praticam as obras da carne diz o Espírito Santo: “não herdarão o reino de Deus” (Gálatas 5:21).
Hoje nós vamos falar sobre as obras da carne, as quais estão bem caracterizadas em Gálatas 5:19-21. que são: “Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam”.
Veja o final do versículo 21, diz que se formos caracterizados por esses aspectos estaremos excluídos do reino de Deus. ”Não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam”.
Veja, primeiro não podemos pegar leve nesse texto, mas também não podemos pegar pesado demais. Até porque alguns termos, por exemplo, ciúmes, discórdias, inimizades, bebedices, invejas, coisas desse teor forem levadas a ferro e fogo sobrarão pouquíssimas pessoas para habitar o reino de Deus. Até porque a graça de Deus é bem mais ampla que eventuais deslizes que não possuem desdobramentos mais sérios.
No entanto, aqui o que o texto está dizendo é que são pessoas que as praticam em ato contínuo. Continuamente praticam essas obras, ou seja, são obras carnais reiteradas, aprofundadas e que se enraíza diariamente sempre de modo mais intenso e denso.
Para se ter ideia o próprio Martim Lutero, referente ao texto fala que são “declarações difíceis”. Mas que elas existem e indicam as pessoas maldosas, e especialmente aqueles que são pessoas do contexto cristão mas que são decididamente hereges.
Essas são as declarações do texto. Esses tais serão excluídos, não entrarão, não herdarão o reino de Deus.
Agora veja, o reino de Deus implica também outras duas situações. A primeira é que esses tais não herdarão o reino de Deus no sentido terreno. Ou seja, o reino de Deus como justiça, paz e alegria no Espírito Santo. Elas não elas não receberão isso como dom de Deus.
Agora, veja, existe a outra implicação que é o reino de Deus no sentido escatológico, no sentido de um reino futuro. E desse reino futuro, elas serão totalmente excluídas.
Isso novamente implica, se elas forem excluídas do reino de Deus, automaticamente elas herdarão o inferno.
E esse é um tema muito, eu diria, quase grotesco na sociedade pós-moderna e que as pessoas quase não comentam mais. O problema é que o tema se alarga um pouco mais e se estende até mesmo sobre os púlpitos. Onde que não é mais filtrado essa ideia sobre a danação eterna.
Por quê? Porque as lideranças na verdade temem o afastamento das pessoas da igreja. Em função desse tema parecer tão bárbaro.
No entanto, fica aqui então essa mensagem, pessoas que estão em ato contínuo abraçadas com essas práticas, o apóstolo Paulo diz assim através do Espírito Santo: “Eles não herdarão o reino de Deus”.