Jesus destitui todos os lideres jactanciosos

Mateus 11.28 diz “Vinde a mim” .

Esse é um convite de Jesus contrastando claramente com as autoridades religiosas do seu tempo.

O eco desse convite continua atualmente. Até porque contrasta alarmantemente com as lideranças de nosso tempo.

Não precisamos ir longe para perceber lideres populistas e demagogos arrastando multidões. Com suas falas aberta e radicalmente opostas às escrituras sagradas. São lideres bajuladores, oportunistas e jactanciosos que comandam instituições religiosas distantes do evangelho de Cristo.

E pior, se gabam em cada culto de suas posições de autoridade, coisa que Jesus rechaçou com veemência em seus discípulos. Ele diz: “Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado” (Mt 23:12).

Com sua fala Jesus destitui os patriarcas do antigo testamento como autoridades exclusivas. A exemplo de Moisés e os preceitos que ele trouxe; Os profetas todos altamente considerados pelos lideres judeus. E se institui como único capaz de dar guarida eterna segura aos seres humanos.

Se isso aconteceu ali nas intermediações do cotidiano dos judeus os quais eram considerados a nata da religião judaica, quanto mais hoje em nosso meio. Ao vermos tantos lideres se autoproclamarem detentores de uma revelação pessoal e exclusiva de Deus. Dizendo: “então Deus falou comigo…”. E que quando esperamos a concretização da revelação nada acontece. Mesmo assim o povo continua crédulo e submisso, o que é uma clara manifestação popular de ignorância espiritual.

No entanto, o “vinde a mim” de Jesus desnivela as lideranças de todos os tempos. Se posiciona como sendo e é, a autoridade acima de toda autoridade. E que nos traz a memória a palavra de Pedro perante o sinédrio no livro de Atos dizendo: “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.” (At 4:12)