Falar em arrependimento é falar sobre pecado. Veja, o pecado é a quebra de princípios bíblicos a quebra da lei divina.
O pecado leva a pessoa às mais baixas imoralidades desse mundo. Leva a pessoa a tomar atitudes e a se definir na vida de modo errado. Faz com que a pessoa se entregue cada vez mais a intemperanças. Sejam elas quais forem, podem ser morais e podem ser éticas. E a leva a mais profunda sensação de abandono.
Olha como se desenvolve o arrependimento. Por exemplo, o discurso de Pentecostes ali em Atos dos Apóstolos. Esse discurso de alguma forma afrontou as pessoas que estavam ali. As pessoas foram impactadas por aquela mensagem.
Os estrangeiros que estavam ali sentiram o tamanho do pecado e o tamanho do vazio de suas vidas. E perante esse discurso elas tomaram uma decisão ao lado daqueles que discursaram, ou seja, dos discípulos e claro, ao lado de Cristo.
Elas perceberam seus enganos, os seus erros e mudaram de vida.
Agora veja bem, o arrependimento não é algo aleatório, não vem por conta da própria pessoa.
Ali mesmo naquele contexto de Atos dos Apóstolos você vê que houve a unção do Espírito Santo de Deus sobre aquela gente.
Perceba, as pessoas não tomaram uma decisão por conta própria. E muito menos foi por causa do discurso, mas foi por causa do Espírito Santo. Pois a pessoa por si só não consegue se achegar a Deus sozinha, por causa da sua natureza depravada.
O arrependimento vem através do agir do Espírito Santo. Ele age e a pessoa cai em si, se arrepende e crê no evangelho que é pregado. Então o arrependimento acontece.
Não há como você se arrepender por conta própria. Toda ação do homem em ir na presença de Deus envolve a graça divina. Envolve a ação do Espírito Santo, o qual induz a uma aproximação.
A bíblia diz do Espírito Santo: “Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo” (Jo 16.8).
A partir do momento que a pessoa sente que o espírito de Deus, a graça divina de Deus entra no seu coração, ela começa a se arrepender. Ou seja, ela começa a ter um sentimento de um algo que move dentro dela. Coisa inexplicável, que ela não consegue compreender.
Porque o espírito atua e ela sente que algo está acontecendo algo que ultrapassa a própria carne. Uma ânsia por algo maior, algo divino. Ela percebe o seu distanciamento de Deus. Começa a desejar estar na presença de Deus.
O Espírito Santo age em sua vida e ela passa a perceber que ela precisa rasgar o seu coração, abrir sua vida para Deus. Quando percebe esse modo diferente de pensar então começa a vir o preenchimento. Começa a vir a ação do próprio arrepender-se.
Ela se arrepende, ela se aproxima de Deus. E Deus se achega a ela com salvação. Isso é um arrependimento completo. Você compreende isso?
Veja os ninivitas, outro exemplo para você. Os ninivitas, quando ouviram a palavra do profeta sendo pregada, perceberam o tamanho dos enganos dos engôdos que eles estavam vivendo e eles se arrependeram.
Não somente a população e não somente as pessoas que ouviram a mensagem do profeta.
Essa mensagem alcançou até mesmo o mais alto escalão do reino ninivita. Todos naquela região se envolveram em cinzas em pó em jejum e oração. Inclusive para você ter ideia os animais, o rei baixou um edital para que todos jejuassem e orassem a Deus pedindo por misericórdia. E foi assim que se arrependeram.
O arrependimento vem por esse caminho.
O caminho que nós não devemos percorrer é o caminho dos sodomitas. Aqueles que praticavam todas as imoralidades imagináveis e inimagináveis desse mundo.
E pior, permanecendo nelas mesmo vindo anjos dos céus com as mensagens de destruição iminente. Aquele povo não se arrependeu.
E por isso diz a palavra de Deus que aquela cidade foi totalmente destruída.
Pense sobre isso!
Pr. Adelino Eichelt